m

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP
Image Alt

CLUSTER Soluções em Turismo

Protocolos de Saúde e Segurança para a Temporada 2021/2022 de Cruzeiros Marítimos

A Temporada de Cruzeiros tem início oficialmente no dia 05 de Novembro, mas o primeiro navio, MSC Preziosa, já está em águas brasileiras atracado no Porto de Santos-SP.

Para que a temporada voltasse a ser realidade, foram necessárias inúmeras conversas e reuniões entre as armadoras MSC e Costa Cruzeiros, a CLIA que é a associação que representa as armadoras no Brasil, ANVISA, Ministério do Turismo e os responsáveis pelas Secretarias de Saúde e Turismo dos municípios onde os navios irão atracar.

Após a apresentação dos protocolos de cada uma das operadoras e ajustes, a ANVISA definiu o regulamento padrão e deu o aval para que novamente os “barquinhos” pudessem navegar pelo Brasil.

Sendo assim, para que você possa se preparar para navegar com muita tranquilidade, abaixo apresentamos os Protocolos de Saúde e Segurança de cada uma das armadoras, MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros (fonte: comunicados oficiais da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros):

A Costa Cruzeiros divulga os detalhes para hóspedes embarcarem com tranquilidade a bordo de seus navios, Costa Smeralda e Costa Fascinosa, para a temporada brasileira 21/22, conforme orientações e acordado com as autoridades locais:

Vacinação: Todos os hóspedes, maiores de 12 anos, devem apresentar certificado de vacinação completo (14 dias após a segunda dose ou da dose única). O certificado a ser apresentado deve ser impresso ou através do aplicativo “Conecte SUS”. São válidas todas as vacinas aprovadas pela OMS.

Testagem: Todos os hóspedes, inclusive menores, devem apresentar no momento do embarque, teste PCR (feito até 48 horas antes do embarque) ou teste antígeno (feito 24 horas antes do embarque).

Declaração de Saúde do Viajante: No momento do embarque, todos os hóspedes devem apresentar a “Declaração de Saúde do Viajante da ANVISA”. Formulário deve ser preenchido nas 6 horas que antecederem o embarque.

Seguro Viagem-Temporada América do Sul: Conforme definido com as autoridades locais, passa a ser mandatório a apresentação de seguro viagem com cobertura especial para COVID para eventuais despesas médicas e hospitalares em viagem, custos com quarentena (entre eles hospedagem) e regresso sanitário. Clientes da Costa deverão apresentar no embarque comprovante de seguro com cobertura COVID. Clientes poderão ser questionados pelas autoridades municipais de saúde nas escalas do navio no Brasil ou exterior, sobre a existência de cobertura COVID. Costa foi autorizada pelas autoridades a oferecer o seguro com cobertura COVID nos pacotes oferecidos aos clientes. Todo cliente que desejar comprar o seguro por sua conta e fora da Costa, pode cancelar a cobrança do produto no ato da venda da cabine. Entretanto o cliente fica ciente que sem o seguro COVID, seu embarque será recusado.

Transporte para o Porto organizado pela agência de viagens: Seguindo o protocolo definido pelas autoridades locais, as agências que organizam o transporte do hóspede com destino e desembarque no porto, devem estabelecer ônibus separados por armadora. Assim, os hóspedes da Costa devem ter um ônibus exclusivo para seu transporte. Att, Costa Cruzeiros.”

COSTA SMERALDA – maior navio da frota da Costa Cruzeiros e o maior navio da Europa

Seguimos agora para os Protocolos da MSC Cruzeiros:

Com a aprovação da temporada brasileira, as autoridades sanitárias e de saúde nacionais definiram e aprovaram um protocolo de saúde e segurança que será seguido durante a temporada, para que possamos proporcionar a todos os hóspedes férias seguras e sem preocupações.

Conheça os principais pontos do protocolo de saúde e segurança que dará suporte aos nossos cruzeiros:

No embarque
Todos os hóspedes com 12 anos ou mais precisarão apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19, com a segunda dose ou dose única aplicada a mais de 14 dias antes do início do cruzeiro. Serão aceitos o certificado digital e comprovantes de vacinação das vacinas aprovadas no Brasil, e validadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Todos os hóspedes a partir de 2 anos precisarão apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque.
Todos os hóspedes precisarão apresentar uma apólice de seguro viagem com cobertura para a COVID-19.
Triagem dos hóspedes por meio de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante. O formulário deve ser preenchido pelos hóspedes nas 6 horas que antecedem o embarque e entregue para a equipe da MSC Cruzeiros no terminal portuário. O formulário com todas as perguntas faz parte do e-ticket que deve ser impresso e apresentado no embarque.
Procedimento de embarque reformulado com processos de check-in digital e com horários de chegada no porto escalonados e pré-definidos para gerenciar o fluxo de hóspedes. O horário correto de embarque está indicado no e-ticket dos seus clientes.
As medidas de saúde e segurança no terminal de cruzeiros atenderão aos mesmos altos padrões das medidas aplicadas a bordo.

Durante a viagem
Ocupação reduzida a 75% da capacidade de hóspedes e distanciamento social a bordo entre grupos de viajantes.
Uso de máscaras faciais em áreas públicas.
Espaços e ambientes públicos internos como por exemplo teatro, lounges, cassino, restaurantes, kids clubs com capacidade reduzida.
Atividades a bordo redesenhadas para grupos menores e com reserva prévia.
As refeições e bebidas nos restaurantes, bares e lounges serão servidas aos hóspedes em suas mesas. O restaurante buffet oferecerá um novo conceito de serviço e um novo fluxo de hóspedes para garantir o distanciamento social. Em vez de self-service, os hóspedes selecionarão o que desejam e a comida será servida no prato e entregue a eles para ser levada para a mesa. Para uma experiência sem contato, os hóspedes poderão acessar os menus dos restaurantes e bares em seus dispositivos móveis pessoais, digitalizando um QR code.

Monitoramento contínuo com testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação.Tripulação treinada e equipada para atendimento, suporte e orientação dos hóspedes a bordo.
Toda a tripulação estará com o ciclo de vacinação contra a COVID-19 completo e serão testados semanalmente.
Ar 100% fresco e sem recirculação e medidas ainda mais elevadas de higienização, apoiadas pelo uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar.
Novo Centro de Informações, acessível por telefone, que permitirá que os hóspedes liguem para o Atendimento ao Cliente para obter informações, em vez de precisar ir pessoalmente ao balcão de atendimento.
Desembarque independente dos hóspedes nos destinos, seguindo o protocolo definido e aprovado por cada cidade em seu plano de operacionalização local.
Os hóspedes que optarem por uma excursão em terra organizada pela MSC Cruzeiros terão acompanhamento e supervisão profissional e será seguido o mesmo alto padrão do protocolo aplicado a bordo.
Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada.
Cabines dedicadas, em área restrita, disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos.
Plano de contingência pronto para ser aplicado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades de saúde.

MSC Seaside – a estrela da MSC para esta temporada no Brasil.

Agora que você já conhece todos os protocolos, é só deixar a #MalaPronta e #ViajecomaCLUSTER

Deixe um comentário