m

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP

CLUSTER Soluções em Turismo

Festa de São João do Porto (Portugal)

Inspirado no sensacional programa Lugar Incomum da apresentadora Didi Wagner, preparamos este post sobre a Festa de São João de Porto em Portugal.

A festa, que segundo estudos teve início no século XIV, acontece na noite de 23 para 24 de Junho, madrugada da virada do dia de São João.

Trata-se de uma festa com base católica que se concentra na procissão e missa em homenagem ao nascimento de São João Batista. No entanto, a festa de São João do Porto tem origem no solstício de verão e inicialmente tratava-se de uma festa pagã que comemorava a fertilidade e a abundância da colheita. Mais tarde a igreja adotou a festa e São João tornou-se o padroeiro.

A festa tem muitas tradições, muitas delas super curiosas. Uma delas é a de as pessoas “baterem” com compridos Alhos-poró, substituído a partir dos anos 70 por martelinhos de plástico. Tradicionalmente o alho-poró representa um símbolo fálico da fertilidade.

Brincadeira de bater com os martelinhos de plástico.

Além dessas tradições, existem também as fogueiras que são puladas, danças e a maravilhosa cerimônia de soltura de balões, conforme aparece abaixo.

Soltura de balões

O ponto alto é a queima de fogos à beira do Rio Douro que dura cerca de 15 minutos e atrai a atenção das milhares de pessoas que participam desta festa.

Queima de fogos à beira do Rio Douro.

Muita música, comidas típicas, vinhos maravilhosos, além de gente bonita e animada estão à sua espera na Festa de São João do Porto.

Deixe a #MalaPronta e visite esta espetacular festa tradicional na belíssima Porto, em Portugal, o destino mais visitado do mundo em 2018.

Video oficial do VisitPortugal.com :

Deixe um comentário