m

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP
Image Alt

CLUSTER Soluções em Turismo

Santos – 475 anos

Escrito por Fábio Murça

Sempre que escrevo neste blog, busco fontes de pesquisa para embasar o texto, mas hoje, escrevo somente me baseando no meu conhecimento e no meu coração que bate cheio de amor por esta cidade, que me recebeu como seu filho, me proporcionou viver intensamente minha infância e vida ao lado da minha família e meus grandes amigos, conhecer minha esposa e recebeu em 2021 uma linda e amada santistinha, minha filha Melissa.

Santos, fundada por Brás Cubas, berço da Independência do Brasil sendo a terra-mãe do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e com uma importância histórica inigualável para uma cidade de pouco mais de 430mil habitantes (censo 2015). Para conhecer um pouco da história do Brasil e da Cidade, basta dar um passeio de bonde pelas ruas do nosso Centro Histórico, beber um café na Bolsa do Café e sentir-se dentro de um filme, série ou comercial de TV, pois todos os anos diversas filmagens nacionais e internacionais são realizados na cidade.

Bolsa Oficial do Café
Passeio de Bonde pelo Centro Histórico
Prefeitura de Santos – Praça Mauá

Terra de inúmeros artistas de renome nacional como Pagu, Plínio Marcos, Alexandre Borges, Bete Mendes, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, grupos de dança, entre outros. Até quem não era santista, como o Chorão, adotou Santos como cidade e falava da cidade com amor e orgulho.

Temos um linguajar próprio que TU pode conhecer quando for comprar uma MÉDIA ou um PÃO DE CARÁ na padaria, após passear por um dos CANAIS que usamos para nos localizarmos.

O orgulho do nosso Porto, o maior da América Latina, é muito grande. Adoramos ficar horas olhando os navios que passam pela baía vindos de toda a parte do mundo, principalmente quando é temporada de cruzeiros, pois parece que a natureza se encarrega de deixar a cidade ainda mais linda para que as fotos dos viajantes e a paisagem fiquem espetaculares.

Fonte: Wikipedia
Fonte: A Tribuna

No esporte a cidade tem um destaque especial. Já fomos eleitos em 1955 a Cidade Mais Esportiva do Brasil, após um concurso nacional realizado pelo Grupo Globo.

Em todos esses anos foram muitos os medalhistas olímpicos, mundiais e Panamericanos que a cidade mostrou ao mundo: Rogério Sampaio (judô), Danielle Zangrando (judô), Vanessa Cristina (paratletismo), Leandro Guilheiro (judô), além de tantos outros que se destacaram como Paulo Miyashiro (triatleta), Valmir Nunes (maratonista), Hugo Dupreé (natação), etc. Faço uma menção especial à nadadora Renata Agondi que morreu em 1988 enquanto atravessava o Canal da Mancha.

Rogério Sampaio – Medalhista de Ouro – Barcelona 1992

E o Futebol ?! Falar de Santos sem citar o Santos Futebol Clube é quase uma heresia. Um time de reconhecimento e admiração mundial conquistou o que muitos times de capitais brasileiras não conseguiram. São dezenas de títulos nacionais e internacionais que tem o Peixe, entre eles 3 conquistas da América e 2 Mundiais (aguardando atualização de 2021). O Santos teve muitos jogadores na Seleção Brasileira, como o Rei do Futebol Pelé, Pepe, Carlos Albertos Torres, Zito, Serginho Chulapa, Neymar, Robinho, Diego, Giovanni, etc etc etc.

Fonte: Futebol na Veia

Será que acabou ?! Não… Santos tem muitos atrativos e não se cansa de ser linda e nos dar orgulho. Todos os dias amanhece ostentando o verde e as cores das flores do seu Maior Jardim de Orla do Mundo (Guinness Book, 2000) que ornamenta os 7km de praias que se enchem de visitantes todos os anos, com destaque principal para a Festa de Réveillon, que já é considerada a 2ª Maior do Brasil.

Posso ficar horas e horas escrevendo sobre Santos, minha amada Santos, mas prefiro fazer um convite para que você venha fazer uma visita para conhecer, reconhecer, visitar e revisitar este maravilhoso pedaço do litoral de SP.

PARABÉNS SANTOS !!!!

#ViajecomaCLUSTER

FÁBIO MURÇA @fmurca
Turismólogo / Agente de Viagens
Bacharel em Turismo formado na Unimonte-Santos/SP em 2004

Deixe um comentário