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AEROPORTO DE GUARULHOS – Pousos e decolagens simultâneas

Foi noticiado recentemente em diversos meios de comunicação a informação passada pela GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP desde 2012, que o aeroporto passaria a operar com pousos e decolagens simultâneas.

Muitas pessoas devem se perguntar se isto é um procedimento seguro, se isto não é coisa de brasileiro para “dar um jeitinho” e diminuir o tempo de espera entre um voo e outro etc. Na verdade é um procedimento altamente seguro e já operado em diversos aeroportos pelo mundo e o Blog Mala Pronta vai lhe passar todas as informações.

GRU

Vista aérea do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos-SP

Inaugurado oficialmente em 20 de Janeiro de 1985 com um voo da Varig procedente de New York, o Aeroporto de Guarulhos – Gov. André Franco Montoro (denominação dada por decreto em 2001 em homenagem ao Governador morto em 1998), também conhecido como Aeroporto de Cumbica pelo bairro onde se localiza, é o mais movimentado da América do Sul, com aproximadamente 40 milhões de passageiros/ano, possui 2 pistas para pousos e decolagens, sendo a Pista 1 com 3000m de comprimento x 45m de largura e a Pista 2 com 3700m de comprimento x 45m de largura, desta forma a Pista 2 está homologada para receber aeronaves do porte do A380, o maior avião do mundo construído pela Airbus.

Com essas 2 pistas de grande extensão e em um tamanho de padrão mundial (como exemplo, as pistas do aeroporto JFK de New York tem entre 2560m e 4442m de comprimento), o novo procedimento do Aeroporto de Guarulhos batizada de Agile GRU está em operação desde o dia 06 de Dezembro de 2018, mas somente no dia 11 de Dezembro de 2018 foi levado ao conhecimento da imprensa através da GRU Airport. Cada pista trabalhará para somente um procedimento, sendo uma para pousos e outra para decolagens.

Ainda sem conseguir precisar em quanto minutos conseguirá reduzir o tempo de intervalo entre um voo e outro, o novo procedimento busca melhorar a pontualidade das operações, bem como reduzir a emissão de CO2 pela aeronaves que aguardam para a decolagem. Hoje o Aeroporto de Guarulhos é autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a realizar cerca de 830 movimentos aéreos (pousos e decolagens) por dia, sendo 55 por hora movimentando passageiros para destinos no Brasil e mais de 90 destinos pelo Mundo.

A operação Agile GRU, cujo nome técnico é Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais, somente será realizada em dias que o aeroporto estiver operando com condições visuais favoráveis, o que ocorre em 75% dos dias do ano. Quando o aeroporto estiver operando “por instrumentos” (quando não há visibilidade e a operação é baseada totalmente em dados obtidos dos equipamentos da aeronave e torre de comando), esta operação não será realizada.

Pioneira no país, a operação respeita o intervalo mínimo entre o pouso e decolagem (de 3 a 5min) e a distância de segurança entre as aeronaves para que não haja nenhum tipo de aproximação, ou colisão em caso de arremetidas, que é quando o piloto desiste de pousar próximo ao solo e levanta voo novamente por questões de segurança, e também pela chamada esteira de turbulência que é causada pela potência gerada pela turbina das aeronaves.

Os cerca de 220 controladores de tráfego aéreo do Aeroporto de Guarulhos, passaram por mais de 4800h de exercícios de treinamento no ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo) localizado em São José dos Campos-SP. Esta operação começou a ser estudada para as operações Copa do Mundo de 2014.

A AGILE GRU é uma operação cujo trabalho foi realizado em conjunto pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), GRU Airport, Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), IATA (International Air Transport Association – orgão regulador mundial), com apoio da ANAC.

Agora que você sabe que estará viajando de avião com conhecimento, agilidade e total segurança, deixe a Mala Pronta e #ViajecomaCLUSTER

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