Restaurantes com Estrelas Michelin pelo Mundo

Nos últimos anos os programas de culinária invadiram os canais da TV aberta, TV paga e também os aplicativos de streaming. Com isso, aumentou muito o interesse das pessoas em conhecer os mais variados pratos da Gastronomia Mundial e restaurantes com o conhecido Fine Dining.
Um termo que se tornou conhecido foi “Restaurante (ou chef) com Estrelas Michelin”. Mas de onde vem esse termo e essa classificação ?!
Criado em 1900 pelos irmãos André e Édouard Michelin, que também são os fundadores da empresa de pneus Michelin, em 1889. Para divulgar a sua marca de pneus e incentivar as viagens de carro, que não eram tão comuns naquela época, criaram um guia turístico com mapas e dicas das regiões mais próximas.
O famoso Guia Vermelho, tinha cerca de 400 páginas e era distribuído aos motoristas e continham informações sobre onde comer e beber, dicas sobre como trocar o pneu e pontos de serviço nas estradas.
Mais tarde, o guia começou a classificar hotéis e restaurantes, tornando-se assim um padrão de qualidade dos estabelecimentos. Hoje além do Guia Vermelho, existem as versões Verde e Prática (turísticos) e Gourmand (com restaurantes típicos de regiões da França e do Mundo), englobando mais de 30 destinos em todo o mundo com mais de 30 mil locais.
Além da classificação por estrelas, que vai até 3, existem também as classificações Bib Gourmand, que é considerada a segunda mais importante pois indicam restaurantes que não alcançaram (ainda) a classificação de estrelas Michelin mas possuem um bom custo-benefício e merecem ser visitados.
No Brasil, os restaurantes com a classificação Bib Gourmand são A Casa do Porco (SP), Arturito (SP, da chef Paola Carosella), Artigiano (RJ), Bio (do chef Alex Atala), Fitó (SP), Miam Miam (RJ).
Existe também o símbolo de talheres que demonstram o nível de conforto e qualidade do local e a classificação de Prato e Talheres que classifica “o Prato Michelin” que foi lançada em 2016 e pretigiam restaurantes que servem boa comida, com produtos frescos e cuidadosamente preparados.
A classificação por estrelas iniciou em 1926 com base nos critérios abaixo:
1 ESTRELA: restaurantes pela preparação na cozinha, pela regularidade na execução dos pratos, por ingredientes de boa qualidade
2 ESTRELAS: Além dos critérios anteriores, o restaurante deve contar com um chef talentoso.
3 ESTRELAS: Este premia as cozinhas excepcionais, com pratos saborosos, ingredientes de extrema qualidade, chef renomado e uma experiência no geral totalmente diferenciada.

O primeiro restaurante estrelado no Brasil foi o D.O.M. do chef Alex Atala, com Duas Estrelas. Na sequência o restaurante Oro do chef Felipe Bronze (RJ), o Maní da chef Helena Rizzo (SP – única restaurante no Brasil comandado por uma chef), o Tuju do chef Ivan Ralston (SP) e o Oteque comandado por Alberto Landgraf (RJ) obtiveram a honraria.

No Brasil hoje temos 18 restaurantes premiados, sendo 3 deles com 2 estrelas e 15 com 1 estrela.
Listamos abaixo alguns restaurantes pelo mundo que são estrelados Michelin:
The French Laundry – Yountville/CA – Estados Unidos
Um dos melhores restaurantes do mundo e faz parte do seleto ranking de estabelecimentos com 3 Estrelas Michelin
Alain Ducasse
O chef Alain Ducasse tem um império gastronômico e é detentor do maior número de estrelas Michelin: 21 no total.
Os restaurantes ficam em Paris, Londres e Mônaco
Eleven Madison – New York
Já foi considerado em 2017 o Melhor Restaurante do Mundo e tem 3 estrelas Michelin. Localiza-se em um luxuoso edifício em Manhattan
El Celler de Can Roca – Girona – Espanha
Fundado em 1986, este restaurante mantém as suas 3 estrelas desde 2012.
Kanda – Tóquio – Japão
Este restaurante está no país considerados um dos polos da gastronomia mundial e é estrelado Michelin há 13 anos.
O Japão conta hoje com 229 restaurantes estrelados, sendo 13 deles com 3 estrelas.
Gordon Ramsay – Inglaterra
O famoso chef possui nada mais nada menos do que 16 estrelas Michelin. O seu principal restaurante fica em Londres e tem 3 estrelas.
Estes são alguns dos restaurantes de alta gastronomia que você pode encontrar pelo mundo.
Conheça-os durante sua viagem. Fale com a CLUSTER e escolha sua próxima viagem.
Prepare o paladar, deixe a #MalaPronta e #ViajecomaCLUSTER