m

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP
Image Alt

CLUSTER Soluções em Turismo

Restaurantes com Estrelas Michelin pelo Mundo

Nos últimos anos os programas de culinária invadiram os canais da TV aberta, TV paga e também os aplicativos de streaming. Com isso, aumentou muito o interesse das pessoas em conhecer os mais variados pratos da Gastronomia Mundial e restaurantes com o conhecido Fine Dining.

Um termo que se tornou conhecido foi “Restaurante (ou chef) com Estrelas Michelin”. Mas de onde vem esse termo e essa classificação ?!

Criado em 1900 pelos irmãos André e Édouard Michelin, que também são os fundadores da empresa de pneus Michelin, em 1889. Para divulgar a sua marca de pneus e incentivar as viagens de carro, que não eram tão comuns naquela época, criaram um guia turístico com mapas e dicas das regiões mais próximas.

O famoso Guia Vermelho, tinha cerca de 400 páginas e era distribuído aos motoristas e continham informações sobre onde comer e beber, dicas sobre como trocar o pneu e pontos de serviço nas estradas.

Mais tarde, o guia começou a classificar hotéis e restaurantes, tornando-se assim um padrão de qualidade dos estabelecimentos. Hoje além do Guia Vermelho, existem as versões Verde e Prática (turísticos) e Gourmand (com restaurantes típicos de regiões da França e do Mundo), englobando mais de 30 destinos em todo o mundo com mais de 30 mil locais.

Além da classificação por estrelas, que vai até 3, existem também as classificações Bib Gourmand, que é considerada a segunda mais importante pois indicam restaurantes que não alcançaram (ainda) a classificação de estrelas Michelin mas possuem um bom custo-benefício e merecem ser visitados.

No Brasil, os restaurantes com a classificação Bib Gourmand são A Casa do Porco (SP), Arturito (SP, da chef Paola Carosella), Artigiano (RJ), Bio (do chef Alex Atala), Fitó (SP), Miam Miam (RJ).

Existe também o símbolo de talheres que demonstram o nível de conforto e qualidade do local e a classificação de Prato e Talheres que classifica “o Prato Michelin” que foi lançada em 2016 e pretigiam restaurantes que servem boa comida, com produtos frescos e cuidadosamente preparados.

A classificação por estrelas iniciou em 1926 com base nos critérios abaixo:

1 ESTRELA: restaurantes pela preparação na cozinha, pela regularidade na execução dos pratos, por ingredientes de boa qualidade

2 ESTRELAS: Além dos critérios anteriores, o restaurante deve contar com um chef talentoso.

3 ESTRELAS: Este premia as cozinhas excepcionais, com pratos saborosos, ingredientes de extrema qualidade, chef renomado e uma experiência no geral totalmente diferenciada.

Alguns dos chefs brasileiros com Estrelas Michelin

O primeiro restaurante estrelado no Brasil foi o D.O.M. do chef Alex Atala, com Duas Estrelas. Na sequência o restaurante Oro do chef Felipe Bronze (RJ), o Maní da chef Helena Rizzo (SP – única restaurante no Brasil comandado por uma chef), o Tuju do chef Ivan Ralston (SP) e o Oteque comandado por Alberto Landgraf (RJ) obtiveram a honraria.

Chef Helena Rizzo do Restaurante Mani – São Paulo

No Brasil hoje temos 18 restaurantes premiados, sendo 3 deles com 2 estrelas e 15 com 1 estrela.

Listamos abaixo alguns restaurantes pelo mundo que são estrelados Michelin:

The French Laundry – Yountville/CA – Estados Unidos
Um dos melhores restaurantes do mundo e faz parte do seleto ranking de estabelecimentos com 3 Estrelas Michelin

Alain Ducasse
O chef Alain Ducasse tem um império gastronômico e é detentor do maior número de estrelas Michelin: 21 no total.

Os restaurantes ficam em Paris, Londres e Mônaco

Eleven Madison – New York
Já foi considerado em 2017 o Melhor Restaurante do Mundo e tem 3 estrelas Michelin. Localiza-se em um luxuoso edifício em Manhattan

El Celler de Can Roca – Girona – Espanha
Fundado em 1986, este restaurante mantém as suas 3 estrelas desde 2012.

Kanda – Tóquio – Japão
Este restaurante está no país considerados um dos polos da gastronomia mundial e é estrelado Michelin há 13 anos.

O Japão conta hoje com 229 restaurantes estrelados, sendo 13 deles com 3 estrelas.

Gordon Ramsay – Inglaterra
O famoso chef possui nada mais nada menos do que 16 estrelas Michelin. O seu principal restaurante fica em Londres e tem 3 estrelas.

Estes são alguns dos restaurantes de alta gastronomia que você pode encontrar pelo mundo.

Conheça-os durante sua viagem. Fale com a CLUSTER e escolha sua próxima viagem.

Prepare o paladar, deixe a #MalaPronta e #ViajecomaCLUSTER


Deixe um comentário